Identidade organizacional

 

A identidade organizacional esta ligada diretamente com a cultura da empresa. Cultura é tudo o que um grupo de pessoas compartilha. É o conjunto de normas, crenças, valores, comportamentos, hábitos, tradições, conhecimentos e experiências de um grupo social.

 

A cultura organizacional engloba todos os valores compartilhados pelos funcionários que tornam a empresa única e a difere das outras organizações. Por esse motivo a cultura organizacional não pode ser implementa de forma sem estrategia ou de qualquer jeito, mas sim um processo regular e que precisa ser pensado estrategicamente. É o que constrói a identidade, tornando possível a comunicação e interação efetivas entre os membros desse grupo. Além disso, é o que auxilia a consistência das tomadas de decisão, mantendo a coesão das equipes.

 

Portanto, as diretrizes estratégicas de uma organização são definidas pela Missão, Visão e Valores da empresa. Com elas, é possível enxergar com antecedência os sinais de mudança, identificar as oportunidades criando dessa maneira condições para as ações positivas. Um ponto importante é que a identidade organizacional é uma das bases de todo o processo de Gestão por Competências.